icon-plus Prevenção

Prevenção combinada

Desktop__Featured-banner Mobile__Featured-banner

Você sabia que existem diversas alternativas para prevenir o HIV?

Segundo o boletim epidemiológico, em 2022, foram registrados 43 mil novos casos de HIV no Brasil.1 A falta de informação e o estigma são barreiras para reduzirmos este número e reforçam a necessidade de quebrarmos os tabus e falarmos sobre sexo seguro.

 

Atualmente a forma de prevenção mais recomendada é a prevenção combinada, que consiste na junção de métodos para uma proteção ainda mais eficaz. Além do já conhecido preservativo, existe um conjunto de estratégias que levam em conta o estilo de vida de cada um.2

 

A prevenção combinada abrange o uso de:2

 

As pessoas podem escolher usar uma dessas ferramentas de cada vez ou combiná-las, de acordo com o seu momento e preferências pessoais.³ Ela inclui tanto a prevenção primária (com foco nas pessoas que são HIV negativas) quanto a prevenção da transmissão do vírus, com adesão de pessoas vivendo com HIV ao tratamento antirretroviral.1

Caso tenha dúvida qual é a melhor para você, não deixe de conversar com um profissional da saúde.

IST: Infecções sexualmente transmissíveis; HBV: Hepatite B; HV: Hepatite Viral

Material destinado ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico NP-BR-HVX-WCNT-240003 - JUN/24

  1. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico – HIV/AIDS, 2023. Disponível em: < https://www.gov.br/aids/pt-br/central-de-conteudo/boletins-epidemiologicos/2022/hiv-aids/boletim_hiv_aids_-2022_internet_31-01-23.pdf/@@download/file>. Acesso em: junho 2024.
  2. Ministério da Saúde. O que é prevenção combinada. Disponível em: http://antigo.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/o-que-e-prevencao-combinada. Acesso em: abril 2024.
  3. Prevenção combinada do HIV. Disponível em: https://unaids.org.br/prevencao-combinada/. Acesso em: abril 2024.