icon-plus Prevenção

PrEP e PEP

Desktop__Featured-banner Mobile__Featured-banner

Você conhece a PrEP e a PEP?

A luta contra o HIV deu um passo monumental com o desenvolvimento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), ferramentas inovadoras que mudaram o panorama da prevenção. Você sabe a diferença? 

A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais antes das relações sexuais. Já a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), os medicamentos são usados após uma provável exposição ao HIV.1,2

Ambas estão disponíveis no SUS e podem ser utilizadas por qualquer pessoa com risco de infecção pelo HIV, após avaliação de um profissional de saúde.1,2 A PrEP também está disponível em farmácia.

Confira as principais diferenças entre PrEP e PEP:1,2

PEP – Profilaxia Pós-exposição

PrEP – Profilaxia Pré-exposição

É tomada depois de uma possível exposição ao HIV

É tomada antes de uma possível exposição ao HIV

Uso emergencial

Uso contínuo ou sob demanda*

Tratamento com medicamentos por 28 dias e acompanhamento com profissional da saúde

Requer acompanhamento regular com um profissional de saúde

Deve ser iniciada preferencialmente nas duas primeiras horas ou, no máximo, em até 72 horas da possível exposição

É indicada para qualquer pessoa com idade superior a 15 anos pesando acima de 35kg

Adaptado a partir das referências 1 e 2.

Importante lembrar que a PrEP não previne contra outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)1, por isso não serve como substituta da camisinha e deve ser utilizada em conjunto com as outras medidas da prevenção combinada. Para saber mais clique aqui.

**Administrada somente antes de uma relação sexual. Consiste na ingestão de dois comprimidos entre 24 a 2 horas antes da relação, seguida por um comprimido 24 horas após e outro 24 horas após a segunda dose. Este método não é recomendado para mulheres cisgênero ou pessoas que utilizam hormônios à base de estradiol.3

 

Material destinado ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico NP-BR-HVX-WCNT-240003 - JUN/24

  1. Ministério da Saúde. PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), 2024. Disponível em: < https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/prep-profilaxia-pre-exposicao/prep-profilaxia-pre-exposicao>. Acesso em: junho 2024.
  2. Ministério da Saúde. PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV). Disponível em: < https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/pep-profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv>. Acesso em: junho 2024.
  3. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/central-deconteudo/pcdts/2017/hiv-aids/pcdt-prep-versao-eletronica-22_09_2022.pdf/@@download/file. Acesso em: janeiro de 2024.
  4. PrEP e PEP: o que são e para que servem. Secretaria da Saúde da Cidade de São Paulo. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=331661. Acesso em 16 de 2024.
  5. HIV: Conheça as diferenças entre PEP e PrEP. Fiocruz. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/saude/hiv-conheca-as- diferencas-entre-pep-e- prep/. Acesso em 16 de abril de 2024.
  6. PrEP e PEP. Prefeitura de São José dos Campos. Disponível em: https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/saude/hiv-aids-e- ist/pep-e-prep/. Acesso em 16 de abril de 2024.