A luta contra o HIV deu um passo monumental com o desenvolvimento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), ferramentas inovadoras que mudaram o panorama da prevenção. Você sabe a diferença?
A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais antes das relações sexuais. Já a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), os medicamentos são usados após uma provável exposição ao HIV.1,2
Ambas estão disponíveis no SUS e podem ser utilizadas por qualquer pessoa com risco de infecção pelo HIV, após avaliação de um profissional de saúde.1,2 A PrEP também está disponível em farmácia.
Confira as principais diferenças entre PrEP e PEP:1,2
PEP – Profilaxia Pós-exposição |
PrEP – Profilaxia Pré-exposição |
É tomada depois de uma possível exposição ao HIV |
É tomada antes de uma possível exposição ao HIV |
Uso emergencial |
Uso contínuo ou sob demanda* |
Tratamento com medicamentos por 28 dias e acompanhamento com profissional da saúde |
Requer acompanhamento regular com um profissional de saúde |
Deve ser iniciada preferencialmente nas duas primeiras horas ou, no máximo, em até 72 horas da possível exposição |
É indicada para qualquer pessoa com idade superior a 15 anos pesando acima de 35kg |
Adaptado a partir das referências 1 e 2.
Importante lembrar que a PrEP não previne contra outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)1, por isso não serve como substituta da camisinha e deve ser utilizada em conjunto com as outras medidas da prevenção combinada. Para saber mais clique aqui.
**Administrada somente antes de uma relação sexual. Consiste na ingestão de dois comprimidos entre 24 a 2 horas antes da relação, seguida por um comprimido 24 horas após e outro 24 horas após a segunda dose. Este método não é recomendado para mulheres cisgênero ou pessoas que utilizam hormônios à base de estradiol.3
Material destinado ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico NP-BR-HVX-WCNT-240003 - JUN/24
- Ministério da Saúde. PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), 2024. Disponível em: < https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/prep-profilaxia-pre-exposicao/prep-profilaxia-pre-exposicao>. Acesso em: junho 2024.
- Ministério da Saúde. PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV). Disponível em: < https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/pep-profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv>. Acesso em: junho 2024.
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/central-deconteudo/pcdts/2017/hiv-aids/pcdt-prep-versao-eletronica-22_09_2022.pdf/@@download/file. Acesso em: janeiro de 2024.
- PrEP e PEP: o que são e para que servem. Secretaria da Saúde da Cidade de São Paulo. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=331661. Acesso em 16 de 2024.
- HIV: Conheça as diferenças entre PEP e PrEP. Fiocruz. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/saude/hiv-conheca-as- diferencas-entre-pep-e- prep/. Acesso em 16 de abril de 2024.
- PrEP e PEP. Prefeitura de São José dos Campos. Disponível em: https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/saude/hiv-aids-e- ist/pep-e-prep/. Acesso em 16 de abril de 2024.